Cedro participa de seminário sobre as novas estratégias de combate ao Aedes aegypti promovido pelo MPCE

O município de Cedro participou nesta sexta-feira (01/09), da segunda fase do programa “Mais Saneamento, Menos Mosquito”, com um seminário que abordou as novas estratégias de combate ao Aedes aegypti para estimular os promotores de Justiça a reforçar a atuação em cada Comarca. O evento contou, na mesa de abertura, com a participação do procurador-geral de Justiça Plácido Rios, do secretário estadual de Meio Ambiente, Artur Bruno, dos promotores de Justiça Hugo Porto e Jacqueline Faustino, coordenadores do Centro de Apoio Operacional da Cidadania e do Meio Ambiente, respectivamente, e Lúcia Cidrão, coordenadora da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes da Assembleia Legislativa (AL-CE), Coordenador do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social   de Cedro, Marciel Bezerra e diversos representantes de municípios.

Na abertura o procurador-geral de Justiça Plácido Rios detalhou a parceria do Ministério Público com as instituições do setor público e privado. “Nessa corrente para acabar com a tríplice epidemia e tendo o objetivo não é punir ninguém, nem apontar os culpados, mas correr atrás de resultados que beneficiem a população”, reforça ainda que lamentável que nem todos conhecem o risco com a dengue, zika e chikungunya.

O Ministério Público e a Prefeitura de Cedro firmaram parceria no combate às arbovirores, com ações do Plano de Municipal de contingência para o enfrentamento às arboviroses, e segue os eixos do plano nacional proposto pelo Ministério da Saúde e as metas da Secretaria Estadual de Saúde. Segundo o Prefeito Dr. Nilson Diniz, o Ministério Público tem sido parceiro na luta diária pela conscientização da população sobre esses riscos desde 2016. “Estamos caminhando junto nesta luta que a população tem acolhido com êxito as ações implantadas pelo promotor de Justiça Dr. Leydomar Nunes”, explica. Com a parceria de emissoras de rádio local, por meio de ofício o promotor de Justiça a tornarem-se agentes de divulgação da campanha e solicitou dos moradores o empenho para combater e prevenir os focos do mosquito transmissor. Até o final do ano está sendo exibido na grade das emissoras spots sobre a importância dos agentes de combate endemias, importância da coleta de lixo e a aquisição de repelentes para gestantes, disponível na Secretaria de saúde do município.

O encontro trouxe dois painéis, o primeiro painel sobre o Cenário de transmissão das Arboviroses no Ceará e ações estratégicas de enfrentamento ao Aedes aegypti no Ceará. O secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno falou da contribuição do MPCE para que o poder executivo aja com mais rapidez e efetividade em relação ao saneamento básico do Ceará: “esse desafio é de todos nós, para que nos possamos efetivamente resolver essa situação. Com criatividade e parceria nós podemos diminuir consideravelmente esse problema”, disse.

O representante do município de Cedro, explica que o Seminário foi importante para adquirir novos conhecimentos desde os dados mundiais das arboviroses, até as ações que a Secretaria de Saúde do Estado vem realizando com incentivos para os municípios. “Foi gratificante perceber que o Ministério Público do Ceará tem sido parceiro nas comarcas do interior e que as boas ações darão continuidades em diversos municípios”, explica Marciel Bezerra. A Secretária de Saúde do município sempre dialoga com a comarca de Cedro para ações que visam garantir melhoria na qualidade de vida da população. “É importante a atuação dos promotores de justiça em unir forças para combate ao Aedes aegypti, e Dr. Leydomar Nunes tem sido nosso agente de realizar ações e incentivos”, reforça Sayonara Moura.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s