Cedro realiza ações educativas de combate às arboviroses no bairro Planalto dos Lemos

Na última quinta-feira (31/8) diversas ações educativas foram realizadas pelo comitê municipal de combate às arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunhya), com a participação de moradores no bairro Planalto dos Lemos (Cedro II), a ação contou com diversos profissionais da saúde, brigada municipal, associação comunitária e Secretaria de meio ambiente.

Em várias residências os moradores foram abordados com orientações, panfletagem, e medidas de prevenção neste período onde não está ocorrendo chuvas. Um carro volante com pronunciamento do promotor de Justiça local Dr. Leydomar Nunes Pereira percorria diversas ruas. Na avaliação do Prefeito Dr. Nilson Diniz, estas ações ocorrerão semanalmente para que não tenhamos casos quando chegar período de chuvas. “É uma ação que os moradores estão colaborando e assim sendo nossos agentes multiplicadores nesta luta”, reforça.

Durante a visita no bairro foram constatados diversos pontos de lixos, aumentando assim a  mobilização da equipe de limpeza no município, na avaliação do Secretário de meio ambiente, os moradores sabem do dia e horário de limpeza, sendo que ainda existe a cultura de jogar lixo domiciliar em diversos locais. “É uma ação que diariamente nossos profissionais orientam os moradores, com esta visita poderemos assim minimizar esta situação que preocupa os setores públicos”, explica Elleson Barbosa. Diversos moradores realizaram a visita com as equipes no bairro, o líder comunitário Ribamar Costa agradeceu a realização da ação. “Agradecemos por visitarem as casas, alertando sobre as arboviroses  e essas dicas geralmente passamos durante as reuniões no bairro”, reforçou.

Como parte de planejamento do Plano de Contingência para diversas ações até o final do ano, o Coordenador do comitê explica as visitas tem sido além de educativas, uma demonstração das ações do poder executivo em levar melhorias nas áreas da saúde. “Vimos o engajamento da população e que os profissionais estão qualificados para orientar os moradores e que novas ações ocorrerão com a participação de todos’, disse Marciel Bezerra.

Bons exemplos

Com a intensificação das ações, foram constatadas diversas residências que estão sendo orientadas através dos membros do comitê  e da brigada, bem como os agente de combate à endemias e agente comunitário de saúde. “O bairro Planalto dos Lemos tem nos dado uma lição de combate às arbovirores e isso nos dá a segurança que possamos contar com moradores”, reforça a Secretária de Saúde, Sayonara Moura.

Último boletim

Segundo o último boletim Epidemiológico das Arboviroses divulgado nesta sexta-feira (1/10, apresenta que no município de Cedro foram registrados casos de Dengue (08), Chikungunhya (21) e nenhum registro de Zika. Já no Índice de Infestação Predial (IPP), foi o índice de 1,46%, registrado o mais baixo da 17ª regional de saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s