Ministério Público e Prefeitura de Cedro firmam parceria no combate às arbovirores

População está convocada a colaborar no combate e na prevenção à dengue, chikungunya e zika. A parceria firmada entre a Secretaria de Saúde e o Ministério Público do Estado conta com ações do Plano de Municipal de contingência para o enfrentamentoàs arboviroses, e segue os eixos do plano nacional proposto pelo Ministério da Saúde e as metas da Secretaria Estadual de Saúde.

Nesta terça-feira (15/8), o Promotor de Justiça local, Dr. Leydomar Nunes Pereira, reuniu-se com a secretária de Saúde, Sayonara Moura, com o Coordenador do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, Marciel Bezerra, e com o Assessor de Convênios, Davi Cândido. Na pauta, a situação das arbovirores no município, as ações executadas e a participação da população.

O Ministério Público tem sido parceiro na luta diária pela conscientização da população sobre esses riscos desde 2016. Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, o momento é de os poderes se unirem em favor de ações de combate e prevenção às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. A prefeitura vem tomando medidas para melhorar a atuação dos Agentes de Combate a Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde. “Estamos dando as condições necessárias para um eficiente trabalho e alcancemos as metas dos bons resultados”, explica.

O promotor de Justiça detalhou, por meio de ofício, que convocou as emissoras de rádio locais a tornarem-se agentes de divulgação da campanha e solicitou dos moradores o empenho para combater e prevenir os focos do mosquito transmissor. Três spots serão produzidos para veiculação diária. Os temas serão a presença dos Agentes de Combate a Endemias nas residências, as forma de realizar a coleta de lixo e, para as gestantes, as orientações da Secretaria de Saúde sobre o uso de repelentes, distribuídos gratuitamente. “Embora com poucas incidências, ainda existem focos na cidade de Cedro. O que precisamos é adotar medidas para o efetivo combate a essas doenças que matam”, destacou Dr. Leydomar.

A secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Moura, enfatizou a importância do combate ao Aedes aegypt. “Para manter Cedro longe das doenças causadas pelo mosquito, a parceria entre o poder público e a população precisa ser efetivada”, disse. O coordenador do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social detalhou que o comitê irá mobilizar a sociedade com diversas ações simultaneamente. ‘c9 importante que os moradores realizem ações em suas residências. O poder público tem feito sua parte. Enquanto cidadãos, devemos tomar consciência do risco que estas arbovirores causam”, ensina Marciel Bezerra.

No último boletim epidemiológico das arboviroses divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará em 04 de agosto revela que o município de Cedro registrou 19 casos de chikungunya, três de dengue e nenhum de zika. Sobre o Índice de Infestação Predial (IPP), o município tem menor índice da 17º Regional de Saúde, registrando 1,62%.

Deixe um comentário